Controle de receita para Dados e IoT: garantindo o sorriso do acionista

Depois de anos de crescimento rápido e notório, principalmente de clientes pré-pagos, as operadoras de telecomunicações estão mudando agora o foco: ao invés de expandir  sua base de clientes, estão buscando elevar  suas receitas com serviços de dados e IoT. Já perceberam que uma grande base de clientes não necessariamente se traduz em resultados financeiros positivos no final do dia. Essa constatação levou a uma mudança radical de estratégia: as operadoras móveis estão focando na rentabilidade e não apenas no crescimento do número de clientes. O que deveria ser o óbvio. Mas o que é IoT? É a Internet das Coisas.

Dentro desse novo mundo de serviços de dados, as operadoras devem garantir a qualidade e assertividade dos serviços,  gerando receitas para os produtos nesta linha de negócios. No entanto, quais os problemas e desafios podem surgir neste novo mundo?

  • Interação entre uma variedade de sistemas de faturamento e elementos de rede para gerar uma fatura única;
  • Aumento do número de pontos de distribuição de rede e a introdução de aplicativos on-line e serviços de conteúdo;
  • Vários programas de fidelização, descontos, benefícios e planos de preços para recompensar os clientes;
  • Um grande número de pacotes de produtos com ofertas e planos de preços distintos;

E os desafios não param por aqui. Além dos problemas operacionais que resultam do aumento da concorrência, as operadoras devem oferecer planos de tarifação flexíveis que permitam o desenvolvimento de novas campanhas de marketing e introdução de serviços competitivos para o mercado. A oferta de novos serviços e modelos de precificação estão colocando cargas de trabalho sem precedentes em sistemas de faturamento e obstruindo a capacidade dos prestadores de serviços para maximizar as receitas.

Automatização de Cenários

Neste cenário, é obrigatório que as operadoras executem processos consistentes e contínuos de garantia de receita para os vários processos de tarifação e de faturamento. Isto pode ser conseguido através da automatização de validação dos registros já tarifados nos diferentes sistemas de faturamento associados com interconexão, utilização e roaming. Algumas sugestões de verificações automatizadas incluem as seguintes:

  • Tarifas recorrentes (plano mensal) são aplicadas corretamente;
  • Os descontos são aplicados corretamente;
  • Os impostos são calculados corretamente;
  • Outras regras de faturamento foram devidamente aplicadas;

O sucesso destas verificações exige ferramentas flexíveis e robustas para garantir a qualidade dos processos de tarifação, controle de receita e vantagem competitiva. A partir daí, o sorriso dos acionistas é garantido.

Deixe um comentário